Pilates


MÉTODO PILATES

O que é o MÉTODO PILATES? É um método de condicionamento físico e mental de baixo esforço praticado há 70 anos, inicialmente usado por atletas e artistas. O Método Pilates é um sistema de exercícios terapêuticos desenvolvido pelo fisioterapeuta e atleta alemão Joseph Humbertur Pilates nascido em 1880. É um método de condicionamento corporal que promove harmonia e balanço muscular para todas as idades, condicionando e energizando seu corpo através dos exercícios.
   Por ser uma atividade individual ou feita na companhia de pequenos grupos e ainda supervisionada por um fisioterapeuta ou educador físico, a aula pode ser direcionada para as necessidades individuais do aluno. Estes exercícios especiais podem ser feitos por qualquer indivíduo, desde o super treinado ao sedentário, do idoso ao adolescente e das grávidas aos pacientes em fase de reabilitação ou com desordens alimentares, ainda podendo ser recomendado como condicionamento e prevenção de lesões para todos os indivíduos.


Para que serve o MÉTODO PILATES? Para alongar e fortalecer o corpo; aumentar a flexibilidade dos músculos e das articulações; corrigir a postura, melhorando a coordenação do corpo, o equilíbrio e o alinhamento articular e corporal; aliviar e controlar o estresse; aliviar dores nas costas e outras articulações; controlar problemas de peso; estimular o sistema circulatório; oxigenar o sangue; ajudar a prevenir a osteoporose (ossos quebradiços); auxilia na reabilitação de patologias ortopédicas, reumatológicas, neurológicas, respiratórias, urológicas e dentre outras.

Quando e por que o MÉTODO PILATES foi criado? O alemão Joseph H. Pilates foi uma criança doentia que sofria de asma, raquitismo e febre reumática. Na década de 1890, ainda adolescente, ele começou a sua busca pela melhora da saúde, desenvolvendo cerca de 500 exercícios que o ajudaram, bem como a seus seguidores, a levar uma vida mais longa e saudável. Em 1926, ele deixou a Alemanha e foi para a cidade de Nova York, onde montou seu próprio estúdio de cultura física, atraindo muitos dançarinos, atletas e executivos.

Como funciona o MÉTODO PILATES? Através de exercícios em geral de baixo esforço e poucas repetições, usando diferentes aparelhos com molas, além de acessórios (bolas, rolos, elásticos, etc) para a prática de exercícios no solo.

Quais são os principais objetivos do MÉTODO PILATES? Desenvolver o corpo e a mente de uma maneira uniforme. Exercitar todos os músculos a partir da concentração no Centro de Força (Powerhouse). Exercitar sem força o coração. Ganhar força e leveza.

Pode-se emagrecer usando o MÉTODO PILATES? A prática do Método Pilates vai endurecer todos os seus músculos (Hipertonia) e você perderá alguns centímetros nas regiões do abdômen, coxas e nádegas. Junto com uma dieta adequada, o método leva a uma aparência delgada e harmoniosa.
Preciso fazer uma dieta especial para praticar PILATES? Não existem dietas especiais exigidas para este programa.
O MÉTODO PILATES é bom para o processo cardiovascular? Quando você dominar os exercícios e for capaz de executá-los de uma forma fluida, seu batimento cardíaco se elevará e você irá suar, obtendo também as vantagens de um exercício aeróbico.
Pode-se praticar o PILATES junto com outros exercícios? Sim. Não existem contra-indicações em relação a outros programas de exercícios. Tudo dependerá de seus objetivos.
Quem pode praticar o método PILATES? Homens e mulheres, meninos e meninas que já possuam uma certa maturidade. Pessoas ativas que levam uma vida cansativa, como atletas, dançarinos e artistas, ou pessoas que levam uma vida sedentária.
Grávidas podem fazer PILATES? O Pilates é o método perfeito para preparar o seu corpo para a gravidez e para você permanecer flexível e forte durante a gravidez. Se você ainda não estiver treinando com o método antes da concepção, não é recomendável que você comece quando ficar grávida. Deve esperar até o termino do terceiro mês. Deve-se retornar as atividades no Pilates mediante a autorização do seu médico. Entretanto, o método é próprio para a recuperação após o parto, sem necessidade de experiência anterior.
E as pessoas de idade? Também podem praticar o PILATES? Sim. A partir da aprovação de seu médico, a pessoa está apta a praticar o Pilates. Joseph Pilates ainda usava o método aos 80 anos de idade. Em todo o mundo, pessoas nas faixas dos 60 e 70 anos exercitam-se com Pilates vários dias por semana.
Tenho um problema de coluna. O PILATES pode ajudar? Muitas pessoas utilizam o Método de Pilates para melhorar problemas nas costas e obtêm excelentes resultados. Quando você fortalece o seu Centro de Força (Powerhouse), você muda o comprimento dos músculos, reequilibra e relaxa o corpo, aliviando muitos problemas nas costas e/ou prevenindo alguns deles. Consulte sempre o seu médico antes de começar qualquer programa de exercícios para corrigir problemas na coluna.
Por quanto tempo tenho que fazer o PILATES? Semanas? Meses? Anos? A resposta ideal é esta: você faz Pilates enquanto estiver saudável, sem problemas de saúde. Muitas pessoas praticam o método durante toda a vida adulta.

COMO FUNCIONA O MÉTODO PILATES?

O método Joseph Pilates é baseado nos seguintes princípios: relaxamento, concentração, controle, coordenação, alinhamento e respiração.
A seleção dos exercícios deve se harmonizar com as características de cada aluno, tanto nos movimentos básicos quanto nos intermediários ou avançados. As sessões podem ser individuais ou em grupo, praticadas de duas a três vezes por semana.
Os alunos se exercitam contraindo o abdômen, região lombar e pélvis, cuidando da postura e da respiração. As repetições limitam-se a dez no máximo, e os resultados já são visíveis após dez aulas.
Qualquer pessoa, de qualquer idade, pode praticar o método, que associa controle dos movimentos às limitações de cada um. Dessa forma, é praticamente inexistente a possibilidade de lesões e/ou dores musculares.

OS BENEFÍCIOS DO MÉTODO PILATES:
•    Seu corpo se torna mais firme e mais flexível, com uma forma melhor;
•    A força e a resistência física e mental aumentam, tornando-se ideal para aqueles que levam uma vida cansativa;
•    A mente comanda o corpo, aumentando a autoconfiança;
•    Alivia a maior parte das dores nas costas;
•    A flexibilidade muscular e a mobilidade das articulações melhoram;
•    O corpo ganha força sem se tornar volumoso;
•    Corrige a coordenação, a postura, o equilíbrio e o alinhamento do corpo;
•    Garante uma boa noite de sono;

O MÉTODO PILATES AJUDA A PREVENIR:•    Osteoporose
•    Diabetes
•    Artrite
•    Depressão
•    Aumenta a imunidade contra infecções e tumores
•    Troca gordura por músculos (promove a hipertonia)
•    Estimula a memória
•    Melhora a qualidade do sono

QUEM PODE UTILIZAR O MÉTODO PILATES:
•    Profissionais liberais e da área comercial
•    Atletas
•    Artistas
•    Pessoas que sofrem de dor cronica e pressão nas juntas (articulações)
•    Pessoas idosas
•    Mulheres grávidas
•    Adolescentes
•    Pessoas que desejam prevenir a osteoporose
•    Pessoas que sofrem de stresse e dores nas costas
•    Pessoas com excesso de peso
•    Treinadores e instrutores de condicionamento físico

OBSERVAÇÕES STUDIO ALESSANDRO CARVALHO:
1.    As aulas/sessões de Pilates são realizadas semanalmente, onde podem ser escolhidas de 1,2 ou 3 vezes na semana;
2.    A duração das aulas/sessões será de uma hora;
3.    O cliente tem como opção (se desejar) realizar uma aula experimental, sem compromisso;
4.    Devem-se utilizar vestimentas leves, como bermudas ou calças de ginástica, camisas suaves e meias com dispositivos antiderrapantes;
5.    Os aparelhos criados por Joseph Pilates, e utilizados nas aulas são: Step chair, Cadillac, Reformer e vários acessórios (elásticos, caneleiras, halters, meia bola Bosu, Rolos, meia lua, prancha de molas,bolas e etc)
6.    O cliente passa por uma avaliação fisioterápica.
7.    Cada aula/sessão de Pilates tem como característica ser diferenciada, ou seja, os exercícios são diferentes em cada aula.
8.    Os exercícios no Pilates não possuem sobrecarga de peso, e sim resistência proporcionada pelas molas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário