ARTIGO PILATES
PILATES: TREINO SUAVE PARA O CORPO E A ALMA
Foto:comunidade.sol.pt
O SEGREDO ESTÁ NAS COSTAS
Segundo Pilates, a parte mais fraca do corpo humano é a espinha dorsal. Se a sua coluna vertebral não é forte o suficiente, ela não pode formar um colete forte de músculos que suportem melhor a estrutura óssea e os órgãos. Por esta razão, os exercícios de Pilates concentram-se nas zonas dorsal e abdominal, o chamado “powerhouse”, nos músculos abdominais, que são músculos na vértebra lombar inferior, e nos músculos dos glúteos. Os músculos mais profundos, junto aos ossos, são fortalecidos por exercícios de força e flexibilidade, ao contrário dos músculos exteriores. Deste modo, o corpo se fortalece e mantém-se elegante e esguio, tornando os movimentos mais suaves. Resultado: os problemas de coluna desaparecem, a respiração melhora e os tendões e ligamentos mantêm-se flexíveis. Um outro benefício de Pilates é que não é apenas o corpo que melhora, mas também a sua autoconfiança. Os exercícios de Pilates reduzem a tensão nos músculos através de movimentos lentos e firmes e têm ainda um efeito profundamente relaxante para o espírito.
AS SEIS REGRAS DE OURO
Antes de deitar no colchão e começar os primeiros exercícios de Pilates, você deve saber que existem seis regras básicas que devem ser cumpridas.
1- Respiração. Cada exercício tem o seu ritmo de respiração, que deve ser cumprido à risca.
2- O centro. A força para qualquer exercício vem do centro do corpo, que se encontra a poucos centímetros atrás do umbigo.
3- Concentração. Você deve imaginar todos os movimentos na sua mente, treinando a sua capacidade de concentração.
4- Fluidez. Todos os movimentos devem ser executados suavemente, fluindo sempre do primeiro para os seguintes.
5- Controle. Execute os exercícios de forma lenta e atenta, entendendo as interações dos músculos.
6- Precisão. A precisão é crucial – a qualidade é mais importante que a quantidade. Cada exercício deve ser repetido no máximo 12 vezes.
Fonte: revista saude
Nenhum comentário:
Postar um comentário