segunda-feira, 22 de abril de 2013

ARTIGO PILATES: DORES NA COLUNA: COMO ESTÁ O SEU EMOCIONAL?


ARTIGO PILATES

DORES NA COLUNA: COMO ESTÁ O SEU EMOCIONAL?

Foto: revistapilates

Por Rodolfo Dias Oliveira*
CREF: 071528-G/SP CRT: 43995

Dores na coluna, ninguém merece esse incômodo. Se você sente desconforto na coluna, com sinais de hérnia de disco ou algum desvio postural, como a escoliose ou a hiperlordose, já pensou que isso pode ter origem na sua saúde emocional?
A dor acontece porque seu corpo está em desequilíbrio. Não apenas o corpo físico, mas também o corpo emocional está desequilibrado. Se você tem algum problema parecido, pare para prestar atenção no seu comportamento e analise como você está agindo. Será que você não está sendo uma pessoa rígida, inflexível em alguns fatores da sua vida?
Estudos psicológicos apontam que os problemas de coluna são característicos de pessoas inflexíveis, que não admitem curvar-se a certas situações. A dor acontece quando a inflexibilidade já passou do estágio emocional e atingiu a parte física.
Então como aliviar e tratar essas dores?
De acordo com a cultura oriental, “o único modo de limpar (harmonizar) um rio poluído é começando pela sua nascente”. Portanto, o tratamento completo e eficiente das dores só ocorre quando você concilia técnicas de autoconhecimento para aliviar seu emocional, compreender a si mesmo e se libertar dos padrões atuais, com a prática de exercícios físicos personalizados às suas necessidades. Assim, o paciente chega a um equilíbrio entre corpo e mente.
Entre as técnicas mais utilizadas para o autoconhecimento estão terapias à base de florais, cromoterapia, reiki, etc. Como exercício físico, a técnica mais recomendada nestes casos é o Pilates. Ela vai integrar, harmonizar e equilibrar todo o corpo do paciente. Tudo isso deve ter a orientação de um profissional capacitado.
É importante lembrar que o resultado do tratamento só é completo quando se age diretamente na raiz, ou seja, a causa emocional.
Pratique o equilíbrio!

* Rodolfo é personal trainer, professor de Pilates e técnicas alternativas. Formado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Pós-graduado em Exercício físico como terapia para demência e doenças psiquiátricas. Mestre em técnicas alternativas.

Fonte: revistapilates

Nenhum comentário:

Postar um comentário