terça-feira, 20 de agosto de 2013

ARTIGO FISIOTERÁPICO: TENDINITE TEM CURA.


ARTIGO FISIOTERÁPICO

TENDINITE TEM CURA

Com o tratamento correto e cuidados cobrados a tendinite fica pra história
A tendinite é uma inflamação que ocorre nos tendões devido ao esforço ou repetição exagerada, que quando é devidamente tratada tem grandes chances de cura. Embora possa ocorrer em qualquer tendão do corpo, a tendinite é mais comum no joelho, no pé, no ombro, no punho e no antebraço. E ala manifesta-se principalmente através de dor próximo da articulação e deve ser tratada com fisioterapia.
Sintomas da tendinite

Os sintomas da tendinite são:

- Dor no tendão afetado, próximo da articulação;
- Diminuição da força muscular;
- Diminuição do tônus muscular;
- Dificuldade em segurar objetos, quando afeta os membros superiores e dificuldade em ficar de pé quando atinge os membors inferiores, devido ao aumento da dor;
- Ligeiro rubor e inchaço, dependendo do tendão afetado.

Tratamento para tendinite

O tratamento para tendinite consiste em parar de realizar esforços com o membro afetado e isto inclui deixar de trabalhar, pedindo afastamento por licença médica, se for o caso.

O ideal é que o indivíduo não faça nenhum tipo de esforço com a região afetada pela tendinite. Assim, se há tendinite no joelho, ele deverá evitar ao máximo:

- ficar de pé;
- dirigir;
- levantar e abaixar várias vezes seguidas;
- jogar futebol ou praticar qualquer outro exercício fora da fisioterapia.

Além deste descanso, recomenda-se colocar uma bolsa de gelo sob o tendão inflamado durante pelo menos 15 minutos, no mínimo 2 vezes ao dia e tomar algum analgésico como o Paracetamol. O ortopedista poderá indicar a toma de um antiinflamatório como o Celebra durante 7 ou 10 dias e indicar o uso de uma pomada antiinflamatória como a Calminex, por exemplo.

O uso de talas ou outros imobilizadores articulares é controverso, pois pode diminuir o tônus muscular e contribuir para a desidratação do tendão, embora seja capaz de deixar o tendão afetado em repouso.

É fundamental realizar fisioterapia para combater a tendinite. O tratamento fisioterapêutico deverá ser direcionado para combater a inflamação e a dor por meio de aparelhos e assim que as dores diminuirem, deve-se instituir o fortalecimento muscular e os alongamentos.

Após aproximadamente 20 sessões deve-se ter um bom resultado, mas este não será o mesmo se o indivíduo não colaborar utilizando o gelo em casa e não fizer o repouso da articulação.

Em alguns casos, a tendinite pode agravar-se levando a deposição de cristais de cálcio no tendão, que poderá gerar uma maior desidratação e facilitar a sua ruptura, passando a ser chamada de tendinose. Neste caso, somente a cirurgia poderá solucionar o problema.

Fonte: Tua saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário