domingo, 12 de agosto de 2012


ARTIGO SAÚDE

SOU SUA BOLSA, NÃO SEU ARMÁRIO!

Com vários compartimentos , texturas diferentes, cores e até formatos anatômicos as maxi bolsas são sinal de modernidade para quem as carrega, ainda mais se elas forem de couro ecológico, lona, de algodão ou tecido. Mostra que além de chique a mulher respeita a natureza.
As mulheres aderiram às Maxi Bolsas para poder carregar tudo o que precisam ou que acreditam ser “imprescindíveis”: carteira, celular, maquiagem, perfume, agenda, cremes, chaves, guarda chuva, casaquinho, enfim, inúmeros objetos que serão, ou não, úteis no decorrer do dia. E o grande perigo que se esconde aí: o PESO delas para o corpo. Com tanto peso, é quase impossível não sentir dores nas articulações e coluna.
Visto que a maioria delas é carregada em um só ombro, o peso dos objetos se concentra em apenas um lado do corpo, o que pode provocar uma sobrecarga desproporcional e causar dores nos ombros e em outras regiões. Além das dores nos ombros, a região da cervical também acaba sendo prejudicada e o que era apenas uma dor se torna algo muito mais complicado do que o imaginado, como, por exemplo, um desvio de coluna.
Quando carregada no antebraço, as alças (devido ao peso) além de machucar, atrapalham a circulação sanguínea na região.
A estrutura da coluna pode usar uma carga de no máximo 10% do nosso peso ideal. Isso quer dizer que uma mulher com 50 quilos pode carregar no máximo uma bolsa com 5 quilos. Se a pessoa nota que tem que levantar os ombros para equilibrar a bolsa, está na hora de diminuir o número de objetos.
E há muitos exageros. Mesmo não ultrapassando os 10% do peso corporal, usar uma bolsa cheia com freqüência também pode fazer mal à saúde da coluna. Imagina todos os dias um peso demasiado no ombro?
Por causa do excesso de peso, dos movimentos repetitivos e da falta de exercícios compensatórios a pessoa pode adquirir escoliose, lordose, cifose, entre outros.

Segundo o Ministério do Trabalho, doença na coluna é a quinta causa responsável pelo afastamento de pessoas das atividades profissionais.


Algumas dicas:
*Primeiramente, verificar se os objetos que você irá colocar em sua bolsa são realmente úteis no seu dia. Se não, escolher os que forem necessários;
*Procurar alternar entre os ombros ou as mãos, a bolsa para uma sustentação melhor. Evitar carregá-la de um só lado o tempo todo;
*Se possível, optar por bolsas que possuem alças transversais;
*Utilizar embalagens pequenas no que diz respeito aos produtos de higiene, de forma a economizar espaço e diminuir o peso da bolsa.
*E lembrem-se, ao sentir dores, não as ignore. Procure um profissional especializado.
* Pratique exercícios que trarão alívio nas dores e reequilíbrio para seu corpo!!!

Fonte: http://www.savassipilates.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário